quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Como organizar sua estante


Olá, pessoal! Desculpinha a demora em postar no blog essa ultima semana, mas como todo mundo sabe é uma semana de festa e eu acabei não tendo tempo de postar alguma coisa. Como já passou alguns dias do Natal e tudo mais e 2013 já chegou - FELIZ ANO NOVO!! -, eu achei melhor não fazer, então, nenhuma mensagem em relação a isso. Porém como recompensa - e como eu achei esse uma assunto muito legal - pensei em postar hoje uma coisa diferente e a ideia que me veio foi falar sobre como devemos arrumar  nossa estante!

Tendo em vista que nossos livros precisam de um lugar especial para serem guardados e organizados de diversas formas, abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar.

> Antes de mais nada

Antes de qualquer coisa, decida onde seus livros serão guardados e veja se todos cabem nesse espaço. Limpe o espaço e depois dos dois primeiros itens estarem feitos é a hora de escolher a forma que você irá arrumar. É muito importante que esse método de organização funcione com você. A dica para as séries é colocar os livros todos juntos e em ordem cronológica.


> Onde Guardá-los 
O lugar mais comum para se guardar os livros é nas estantes, nichos e até mesmo dentro do guarda-roupas.
Estantes: muito comuns, as estantes podem ser encontradas em diversos modelos, tamanhos e cores. Algumas são de madeiras e outras de alumínio  sendo ainda existente muitas outras. As formas das estantes, que podem ser encontradas para vender já prontas ou sob encomendas, são bem variadas; sendo algumas mais retangulares, maiores e com repartições.



Nichos: São nada menos que pequenas estantes com formato quadrado ou retangular. Também  muito comuns, é um ótimo lugar para se guardar livros quando se tem poucos, ou, então, colocar alguma coleção de poucos livros.

Guarda-Roupas: Esta é uma opção para aquelas pessoas que não gostam de botar seus livros a mostra e que possuem o guarda-roupa grande o suficiente para colocar seus livros.

Organização
A organização dos livros na estante também é outro fato que deixa muita gente em duvida. Muitas pessoas organizam seus livros em ordem alfabética por editora, título ou autor. Uma outra dica também é utilizar todas as dicas dadas em uma só organização.

Obs.: Lembre-se que estas dicas dadas também podem servir para seus DVDs ou CDs.

Organizando por série

Hoje são raros os livros que são lançados sozinhos, geralmente eles fazem parte de uma série ou trilogia. Organizar sua biblioteca por série é muito bom, já que os livros da mesma história ficam todos juntos. Para manter a linha temporal da série, coloque-os em ordem cronológica da história, assim você saberá em qual obra ela começa e em qual termina. Um exemplo é a trilogia Jogos Vorazes, a ordem é: Jogos Vorazes, Em Chamas e por último A Esperança.

Organizando cronologicamente

O modo mais simples é por ano de publicação. Esse método é bom para autores que tem muitos livros que não possuem continuação, então você pode separar por quando eles foram publicados e ver a evolução do autor. Ele também pode ser aplicado em conjunto com outros modos de organização, como dito antes na parte de série.

Organizando por cores

Quem quer uma biblioteca mais bonita do que funcional pode organizar seus livros pelas cores da lombada ou da capa. Um efeito degrade ou então um arco-íris pode ser montado se você possui vários exemplares.

Dicas especiais para livros de arte

Livros de artes, fotografia, moda, e outros que o foco é as imagens costumam ter capas lindas. Nesse caso, reserve alguns espaços da estante para coloca-los mostrando essas capas, ou então os coloque em uma mesa de centro ou canto, para que todos possam apreciar as obras ricas em imagens maravilhosas.

E as revistas?

Empilhe-as em ordem cronológica, as mais antigas embaixo e as mais novas em cima, assim a revista mais nova estará sempre em cima. Não as acumule por muito tempo, doe as mais velhas que não queira arquivar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário